quinta-feira, 9 de abril de 2009

Movimento de Queda

Podemos verificar algumas características da queda de um corpo próximo à superfície da Terra, fazendo uma experiência simples: utilizaremos duas folhas de papel e vamos solta-lás, de uma mesma altura, de três modos diferentes :
I. Com a face do papel perpendicular ao chão;
II. Com a face do papel voltada para o chão;
III. Com o papel amassado.


a. Podemos afirmar que o tempo de queda de um objeto é determinado exclusivamente por sua massa?
R: Não. Porque existem atritos no ar, se desconsiderarmos esses atritos podemos afirmar que o volume interfere na queda.

b. Que fator modificou em cada uma das situações anteriores? Por que esse fator alterou o tempo de queda dos objetos? R: O volume. Porque cortou o atrito com mais facilidade.



Procure agora soltar de uma altura de 1m dois objetos com o mesmo formato: uma bola de aço e uma bola de isopor, ambas com o mesmo diâmetro.

c. O formato dos corpos foi um fator determinante no tempo de queda?
R: Sim. Porque se desprezarmos a massa os dois objetos cortariam o ar ao mesmo tempo.
d. Nessa experiência, qual é a reação entre a massa do corpo e seu tempo de queda? R: A reação é que quando maior a massa, menor o tempo de queda.



Solte de uma mesma altura um livro e uma folha de papel, (menor que o livro), colocando os objetos lado a lado.Repita o procedimento, colocando agora a folha de papel sobre o livro.

e. Por que as duas experiências realizadas acima apresentaram resultados tão diferentes?
R: Devido à massa ser maior corta o atrito com mais facilidade.
f. Durante uma corrida de Fórmula I, é usual um piloto buscar a posição traseira do veículo que deseja ultrapassar, antes de realizar a manobra de ultrapassagem. Como esse procedimento se relaciona com o resultado desta experiência?
R: Quando colocamos a folha ensima do livro, o livro corta o ar primeiro deichando um vácuo, assim a folha "passa" mais facilmente, como ocorre nas corridas de Fómula I.





Nenhum comentário:

Postar um comentário